Cursos técnicos e cursos livres - Quais as diferenças ?
Você sabe qual a diferença entre cursos técnicos e cursos livres? Ambos são reconhecidos pelo MEC e conferem diplomas? Veja as respostas aqui.
Cursos técnicos e cursos livres são nomenclaturas bastante usadas para designar diversos tipos de cursos. É bem possível que muitos não conheça as diferenças entre eles, já que muitas escolas oferecem as duas modalidades de curso e as vezes não fica claro o papel de cada um. Mas qual a diferença entre cursos técnicos e cursos livres? Veja abaixo um breve compartivo entre essas duas modalidades de cursos no Brasil.
Cursos técnicos
Cursos técnicos são regulamentados pelo MEC – Ministério da Educação, precisam cumprir uma determinada carga horária, estar dentro de um eixo temático e as instituições que desejarem oferecer cursos técnicos precisam solicitar autorização junto ao Ministério da Educação. Escolas como o Senac, Senai, Rede Federal de Educação Tecnológica, as ETECs do Centro Paula Souza em São Paulo, entre outras, são exemplos de escolas tradicionais que oferecem cursos técnicos.
As informações sobre os cursos técnicos que o MEC autoriza ou recomenda podem ser acessadas neste link no portal MEC. Muitos cursos tiveram seus nomes alterados e foi criado uma tabela de convergência para mostrar os nomes antigos e os novos nomes adotados.
Cursos livres
Diferente dos cursos técnicos, os cursos livres não tem uma regulamentação específica. Entende-se por curso livre aqueles que são ministrados em pequena carga horária e que tem por objetivo tratar de um assunto muito específico. Um curso de computação, idiomas, corte e costura, curso de flores artificiais, curso de bordado, entre outros exemplos. As escolas que oferecem cursos livres não estão sujeitas a autorização do MEC ou das secretarias estaduais de educação. Essas escolas são registradas como empresas comuns dentro do segmento de cursos. Os cursos livres as vezes são chamados também de profissionalizante.
Cursos técnicos e cursos livres
cursos técnicos versus cursos livres
Uma escola poderá ter em seu portifólio cursos técnicos e cursos livres. Um bom exemplo disso é o Senac que mantém cursos nas duas modalidades.
O mesmo exemplo se aplica aos temas, é possível ter um curso técnico de informática e um curso livre de informática. A diferença, como visto acima, é que o primeiro terá de obedecer aos critérios determinados pelo MEC, enquanto que o segundo não.
Diploma ou certificado de cursos técnicos e cursos livres
Outro ponto importante a observar é o diploma ou certificado. Existem algumas profissões que exigem uma qualificação técnica para serem exercidas, neste caso apenas o certificado de um curso técnico serviria. Os cursos livres não conferem títulos, isto é, os órgãos que regulamentam profissões não reconhecem os cursos livres como habilitação para tal.
Normalmente os cursos livres conferem apenas um certificado de participação no curso.
Fonte: http://www.luis.blog.br/qual-a-diferenca-entre-cursos-tecnicos-e-cursos-livres.aspx